O Athletico-PR foi a quarta equipe rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. A queda do Furacão, em pleno ano do seu centenário, foi confirmada após a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, na tarde deste domingo (8), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto, válido pela 38ª e última rodada da Série A, foi decidido com um gol de Rubens, que garantiu a permanência do Galo na elite do futebol brasileiro.
Com o resultado, o Athletico-PR encerrou a competição com 42 pontos, ocupando a 17ª colocação, a primeira da zona de rebaixamento. A equipe paranaense foi superada pelo Bragantino, que goleou o Criciúma por 5 a 1 e chegou a 44 pontos, assegurando sua permanência na Série A.
Decepção no ano do centenário
O rebaixamento marca uma temporada de frustração para o Athletico-PR, que havia traçado grandes ambições em 2024, ano do seu centenário. No entanto, a campanha irregular, com trocas de treinador e uma série de resultados negativos, culminou na queda para a Série B. A torcida, que esperava celebrar a data histórica com conquistas, agora se depara com o desafio de voltar à elite em 2025.
Fluminense também se salva na última rodada
Se o Furacão lamenta o rebaixamento, o Fluminense comemora a permanência na Série A. A equipe das Laranjeiras venceu o Palmeiras por 1 a 0, em pleno Allianz Parque, com gol do atacante Serna. O resultado garantiu ao Flu a 13ª colocação, com 46 pontos, afastando de vez o risco de queda.
Definições finais da Série A
A rodada final foi marcada por reviravoltas e grande expectativa em torno da luta contra o rebaixamento. Além de Athletico-PR, as outras três equipes que caíram para a Série B foram definidas anteriormente: Goiás, Bahia e Coritiba. O fim de semana foi de festa para os torcedores de Atlético-MG, Bragantino e Fluminense, que garantiram suas permanências na elite.
Agora, o Athletico-PR se junta a Goiás, Bahia e Coritiba para a disputa da Série B de 2025, uma competição que promete ser acirrada, com grandes clubes em busca do retorno à primeira divisão. Enquanto isso, a diretoria do Furacão terá que repensar o planejamento para a próxima temporada e trabalhar para que o retorno à elite seja imediato.











