O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a concessionária Supervia assinaram, nesta terça-feira (26), um acordo que oficializa o processo de transição do serviço de trens urbanos da capital e da Região Metropolitana para um novo operador. A cerimônia contou com a presença do governador Cláudio Castro, do procurador-geral Renan Saad e do secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
O acordo, que ainda precisa ser homologado pela Justiça, estabelece os compromissos de ambas as partes e prevê uma transição inicial de 6 a 9 meses, durante a qual a Supervia continuará operando sob supervisão direta do governo estadual. A expectativa é que a Justiça analise o termo em até uma semana.
Malha ferroviária e desafios
A rede ferroviária do Rio de Janeiro compreende 270 quilômetros de extensão, distribuídos em cinco ramais, três extensões e 104 estações, transportando cerca de 300 mil passageiros diariamente. No entanto, o governador Cláudio Castro reconheceu que o serviço está longe do ideal:
“É um modal que está aquém do que foi um dia. Essa transição é um processo de ‘arrumar a casa’.”
Durante a transição, o governo estadual retomará parte do controle sobre a gestão do transporte ferroviário, buscando melhorias em infraestrutura e segurança. Segundo o secretário Washington Reis:
“Com essas tratativas, o governo pode atuar imediatamente em questões como reforma de estações, escadas rolantes, passarelas e áreas afetadas pelo tráfico.”
Garantias aos passageiros
Cláudio Castro garantiu que não haverá aumento de tarifa durante o período de transição, e benefícios como tarifas sociais continuarão vigentes. Além disso, o secretário Reis mencionou que está em estudo um projeto para a implantação de uma tarifa única em todos os modais geridos pelo estado, embora ainda não haja prazo definido para a implementação.
Investimentos de R$ 450 milhões
O projeto de transição contará com um aporte de R$ 450 milhões, sendo R$ 300 milhões provenientes do governo estadual. Segundo Castro, a maior parte deste valor já foi aplicada em melhorias emergenciais no sistema ferroviário.
A transição marca um esforço do governo estadual para reestruturar o transporte ferroviário, que por décadas enfrentou problemas de infraestrutura, má gestão e insatisfação dos usuários. A expectativa é que o processo culmine em uma nova concessão, com foco na melhoria da qualidade e no atendimento das necessidades dos passageiros.





















